+55 11 3149-4010 | guerrabatista@guerrabatista.com.br

Eventos

Do carbono ao caixa: estratégias práticas para CFOs monetizarem reduções de emissões

O sistema de comércio de emissões no Brasil permite que empresas gerem créditos de carbono quando reduzem suas emissões abaixo do permitido. Esses créditos, ao serem comercializados pode trazer recursos adicionais, incentivando a sustentabilidade e contribuindo para uma economia mais alinhada com o combate às mudanças climáticas.

📅 Data: 28/03/2025
⏳ Duração Total: 1h30min
⏰ Horário: 15:00 – 16:30
📍 Local: Definir – Online

Abertura e contexto geral (10 min)

🔹 Boas-vindas e apresentação do evento
🔹 O papel dos CFOs na transição para uma economia de baixo carbono
🔹 Oportunidades do mercado de carbono no Brasil
👤 Palestrantes: Julio Batista / Marluza de Abreu


15:10 – 15:40 | Como funciona o mercado de carbono e como as empresas podem gerar receita?

🔹 Visão geral do sistema de comércio de emissões no Brasil
🔹 Como as empresas podem gerar, certificar e comercializar créditos de carbono
🔹 Diferença entre mercados regulados e voluntários
🔹 Principais desafios e oportunidades para CFOs


15:40 – 16:10 | Estratégias práticas para cfos monetizarem reduções de emissões

🔹 Passo a passo para transformar redução de emissões em fluxo de caixa
🔹 Precificação e modelagem financeira dos créditos de carbono
🔹 Como comunicar essas estratégias para investidores e stakeholders


16:10 – 16:25 | Painel interativo e Q&A

🔹 Discussão


16:25 – 16:30 | Encerramento

🔹 Agradecimento e encerramento


Currículo dos palestrantes:

JULIO BATISTA

Advogado e Economista, Pós-MBA em Liderança Avançada no Programa de Liderança Avançada para CEOs, Presidentes e Conselheiros pela SAINT PAUL Escola de Negócios, Formação Executiva em “Circular Economy and Sustainability Strategies” pela University of CAMBRIDGE – Judge Business School (UK), Conselheiro de Administração pela FUNDAÇÃO DOM CABRAL, Especialização em Técnicas de Negociação – Metodologia HARVARD pela FIPE/USP,  Diplomado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG, Pós-graduado em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo – GVlaw/SP (Tributação Internacional, Serviços, Comercial e Industrial); Especialista e Técnico em Contabilidade. Foi diretor de consultoria tributária da Deloitte, onde atuou por 10 anos. Palestrante em congressos nacionais e internacionais (EUA, Cingapura e Japão). É membro do International Bar Association – IBA (Associação Internacional de Advogados – Inglaterra). Foi membro da Câmara Americana de Comércio – Comitê de Legislação. Membro do Instituto Brasileira de Governança Corporativa-IBGC. Membro Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/SP; Membro Inscrito na Associação dos Advogados de São Paulo – AASP; Membro Inscrito no Conselho Regional de Economia – Corecon/SP; Membro Inscrito no Conselho Regional de Contabilidade – CRC/SP. Atualmente é Sócio Fundador do escritório de Consultoria Estratégica Corporativa GUERRABATISTA ASSOCIADOS (desde 2006) e da Sociedade de Advogados GUERRABATISTA ADVOGADOS (desde 2007).

MARLUZA DE ABREU

Química Industrial pela UFRGS, Doutorado em Química – UFRGS, Mestrado em Química – UFRGS, MBA em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental – IPOG – (em andamento) Pós-graduação em ESG pela FIA (em andamento), Extensão Ética em Negócios pela FIA  (em andamento) e Programa de Extensão Stakeholders e ESG – FIA. Carreira consolidada em mais de 15 anos de experiência em ESG, atuando na gestão de meio ambiente, saúde e segurança (EHS), governança corporativa (RSC), nos setores de saneamento, pesquisa e inovação. Desenvolvimento e implementação de programas de sustentabilidade, gerenciamento de resíduos sólidos, educação ambiental e conformidade regulatória. Ponto focal na representação da companhia em comitês diversos, fóruns de mudanças climáticas e eventos de sustentabilidade. Criação de relatórios de sustentabilidade, gestão de indicadores de desempenho, gestão ESG, implementação de frameworks, inventários de gases de efeito estufa, letramento em ESG. Concepção e implantação de programas ambientais do zero até o Go Live, tais como o Programa de pagamento por serviços ambientais, com destaque para a expansão de projetos pilotos e adesão ao Pacto Global. Habilidade na coordenação e desenvolvimento de projetos de inovação ambiental e parcerias estratégicas com órgãos governamentais e instituições privadas.
Liderança facilitadora de equipes multidisciplinares, utilizando metodologias ágeis para desenvolvimento de soluções inovadoras e otimização de processos. Vivência em sistemas de gestão ambiental, consultoria técnica e assessoria em temas de sustentabilidade, recursos hídricos e licenciamento ambiental. Participa de dois projetos como coautora de livros na área de sustentabilidade e ESG.

Compartilhe:

Agenda de eventos online e gratuitos
Mantenedores IBEF – SP
Março 2025 / segunda quinzena